Idosos e pessoas com deficiência podem emitir a credencial de estacionamento digital.
A medida, implementada pela Secretaria Nacional de Trânsito, Senatran, foi criada para simplificar e agilizar o processo, tornando-o mais acessível.
Com a versão digital, o beneficiário pode escolher entre imprimir o documento e afixá-lo no painel do veículo ou vinculá-lo eletronicamente a um único carro, com a possibilidade de substituição sempre que necessário.
O procedimento pode ser feito de forma prática e online, sem necessidade de deslocamento, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou do Portal da Senatran.
O objetivo dessa mudança é tornar o processo mais ágil, acessível e menos burocrático. Para facilitar, estão disponíveis um passo a passo detalhado e uma seção de perguntas e respostas com as informações mais relevantes sobre a credencial.
De acordo com o Senatran, a medida beneficia mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos que possuem, ou possuíram, CNH, e cerca de três milhões e meio de pessoas com deficiência cadastradas na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
O documento é obrigatório para o uso de vagas reservadas para pessoas idosas ou com deficiência, identificadas por sinalizações no chão ou por placas, em locais públicos, como ruas, além de hospitais, comércios, shoppings, mercados e outros estabelecimentos.
Podem solicitar a credencial pessoas com 60 anos ou mais, bem como aquelas que são portadoras de deficiência ou têm dificuldades de locomoção.